Pages

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Ministério Público de SP censura a novela Carrossel


Quem acompanhou a versão original lembra até hoje da frase "seu negro" proferida pela personagem Maria Joaquina contra Cirilo. Na época ninguém viu com desconfiança ou se tornou racista por ver tal situação. Pelo contrário, a novela sempre colocou essa atitude da personagem vivida por Ludwika Paleta como deplorável se tornando assim um belo exemplo para as crianças. Durante a trama, Maria Joaquina chega a se arrepender pelas ofensas.
Pois bem, o Ministério Público de SP obrigou o SBT a alterar a frase "seu negro" para "seu sujo". Mudança pequena? Não para quem viu a original e sentiu o  impacto positivo que a atitude racista da personagem teve sobre as crianças. O racismo continua, como exporei abaixo, o problema é que muitas crianças podem não entender esta nova frase como diretamente racista, pois requer uma breve reflexão do telespectador, sobretudo aquele que não acompanha a novela com frequência. Vejamos. O personagem Cirilo é negro. Realmente soa bem racista chamá-lo de negro, uma vez que é em tom jocoso, mas soa mais racista chamar o negro de negro ou pressupor que porque ele é negro, é sujo? Pensem o que quiserem e sintam-se a vontade para comentar.
Aqui vale outra reflexão. Na versão original, mexicana, quando Maria Joaquina chamava Cirilo de negro, estava o ofendendo fortemente, uma vez que nos outros países quando se referem a afro-descendentes de forma não jocosa, o fazem referindo-se a cor de sua pele, logo os chamam de pretos. O termo negro é ofensivo para eles. O contrário ocorre no Brasil. 
Portanto, Maria Joaquina chamar Cirilo de negro aqui no Brasil seria uma ofensa menor do que no México, por exemplo.
Com essa atitude, o Ministério Público acaba desvirtuando algo por pura bobagem. A função principal da relação entre Maria Joaquina e Cirilo é combater o racismo. Essa intervenção pode ter dois resultados distintos dependendo do telespectador, ou ter o tom atenuado, ai a função da relação se esvai ou soar pior do que o original, ai bola fora do MP que parece ter mais nada para se preocupar. 
Não teria sido melhor deixar tudo do jeito que tava?
Fonte: NoiteMix

0 comentários:

Postar um comentário